quarta-feira, 10 de março de 2010

Conto: Flor vermelha de caule verde !


Era uma vez um menino. Ele era bastante pequeno e estudava numa grande escola. Mas, quando o menino descobriu que podia ir à escola e, caminhando, passar através da porta ficou feliz. E a escola não parecia mais tão grande quanto antes.
Certa manhã, quando o menininho estava na aula, a professora disse:
– Hoje faremos um desenho.
– Que bom! Pensou o menino. Ele gostava de fazer desenhos. Podia fazê-los de todos os tipos: leões, tigres, galinhas, vacas, barcos e trens. Pegou então sua caixa de lápis e começou a desenhar. Mas a professora disse:
– Esperem. Ainda não é hora de começar. E ele esperou até que todos estivessem prontos.
– Agora, disse a professora, desenharemos flores.
– Que bom! Pensou o menininho. Ele gostava de desenhar flores. E começou a desenhar flores com seus lápis cor-de-rosa, laranja e azul. Mas a professora disse:
– Esperem. Vou mostrar como fazer. E a flor era vermelha com o caule verde.
Num outro dia, quando o menininho estava em aula ao ar livre, a professora disse:
– Hoje faremos alguma coisa com barro.
– Que bom! Pensou o menininho. Ele gostava de barro. Ele podia fazer todos os tipos de coisas com barro: elefantes, camundongos, carros e caminhões. Começou a juntar e a amassar a sua bola de barro. Mas a professora disse:
– Esperem. Não é hora de começar. E ele esperou até que todos estivessem prontos.
– Agora, disse a professora, faremos um prato.
– Que bom! Pensou o menininho. Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e tamanhos. A professora disse:
– Esperem. Vou mostrar como se faz. E ela mostrou a todos como fazer um prato fundo. Assim, disse a professora, podem começar agora.
O menininho olhou para o prato da professora. Então olhou para seu próprio prato. Ele gostava mais de seu prato do que do da professora. Mas não podia dizer isso. Amassou o seu barro numa grande bola novamente e fez um prato igual ao da professora. Era um prato fundo.
E, muito cedo, o menininho aprendeu a esperar e a olhar, e a fazer as coisas exatamente como a professora fazia. E, muito cedo, ele não fazia mais as coisas por si mesmo.
Então aconteceu que o menino e sua família mudaram-se para outra casa, em outra cidade, e o menininho teve que ir para outra escola.
No primeiro dia, ele estava lá. A professora disse:
– Hoje faremos um desenho.
– Que bom! Pensou o menininho. E ele esperou que a professora dissesse o que fazer. Mas a professora não disse. Ela apenas andava pela sala. Então, veio até ele e falou:
– Você não quer desenhar?
– Sim, disse o menininho. O que é que nós vamos fazer?
– Eu não sei até que você o faça, disse a professora.
– Como eu posso fazer? Perguntou o menininho.
– Da mesma maneira que você gostar. Respondeu a professora.
– De que cor? Perguntou o menininho.
– Se todos fizerem o mesmo desenho e usarem as mesmas cores, como eu posso saber quem fez o quê e qual o desenho de cada um?
– Eu não sei, disse o menininho.
E ele começou a desenhar uma flor vermelha com caule verde.
Conto de Helen Barckley


"é duro , infelizmente, isso acontece demais. A escola é uma instituição que, por princípios molda o sujeito.Felizmente, há poucos que fazem a diferença e são por estes que ainda sonho e acredito num mundo pelo menos um pouco melhor e numa educação significativa.Os desenhos falam, desenhar é a primeira forma de escrita da criança, o registro do que está na mente, é uma das formas de linguagem,que toda criança deve ter a liberdade de desenvolver.Desenhos expressam muito sobre a maneira de ver o mundo que uma criança tem.Não devemos como professores nos colocar diante do ensino de forma a reduzi-lo a prática de uma repetição, nem como os desenhos!A sala de aula deve ser um lugar onde a criança sente-se segura de si, para expressar-se sem medos e sem restrições!" Bruna Abreu :D

11 comentários:

  1. Justamente. E acrescento dizendo muitas escolas alienam os alunos com coisas que nem sempre são didáticas e que não vão fazer o menor sentido daqui a alguns anos.
    Pq vc acha que no oriente médio as crianças são mais inteligente do que em outros lugares? pq além do ensino lá ser rigoroso, um pai com um filho fora da escola não é empregado em qualquer empresa e lá os materiais didáticos são atualizados todos os anos ao decorrer do acontecimentos.

    Rafael Cosme.

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  2. Oi Bruna, parabéns pela iniciativa. Olhando para você posso identificar uma grande profissional que procura divulgar as idéias dispondo dos nossos meios tecnológicos. O desenho pra mim foi a melhor forma de expressar meus pensamentos. Lembro de quando era criança uma vez que tive que ficar vários dias com o filho de uma colega da minha mãe porque eles foram convidados para passarem uns dias aqui em Saquarema. Por ser muito educado, eu não reclamei com ninguém mas eu me irritava commuita coisa que ele fazia. Quando acabaram as férias que voltei para minha casa em Belford Roxo a primeira coisa que eu fiz foi desenhar o bendito garoto levando um tiro na cabeça rsrsrsrs... eu sei que parece cruel mas quero apenas destacar o poder de expressão contido num desenho em que a criança pode recorrer para extravazar seus pensamentos e assim, canalizar o amor ou o ódio.
    Beijos e sucesso!
    Iran.

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  3. Bacana, adorei a idéia do seu Blog....dê uma confirida no meu. O endereço é esse:
    http://parasociologar.blogspot.com/

    Lembra de mim, sou o menino da pesquisa da UFES-Guarapari!!

    Beijos, parabéns pela iniciativa!!!

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  4. Olá Bruna....
    Eu acredito que existem muitas formas de fazer com que o mundo e principalmente o nosso país tenha um futuro brilhante, deposito toda minha confiança na educação com principal fonte de riquezas para a construção solidaria desta nação, quando vejo o seu exemplo de jovem que escolheu a educação e se dedica a isso, penso que nossa geração ainda tem muito a fazer pelo Brasil o atual e aquele que nossos queridos alunos irão desfrutar.
    Sejamos sempre contagiados pela Paixão de Educar... Educar para a diversidade, para a solidariedade, para o futuro e acima de tudo educar para a vida.
    Um abraço...
    Lucas Neto

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  5. Eu acho que as professoras poderiam passar o que elas quizessem sim mais também desse um espaço para as criatividades de seu alunos eu estou fazendo magistério e minha professora nos mostrou esse texto .


    Vitória Prudente

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  6. Bruna, esse texto é muito bom, realmente as escolas devem deixar que os alunos desenvolva suas expectativas, seus desejos e medos, como foi falado acima, o desenho é o que revela uma criança,como ela se sente em meio a sociedade.

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  7. Muito bom esse texto, por mais simples que seja o desenho de uma criança,é dessa forma que ela obtém o conhecimento.o Professor tem que deixar a imaginação surgir pra aperfeiçoar o aprendizado,Cada um tem seu jeito de se espressar,ninguém é robô pra fazer as coisas iguais.a função do pedagogo é preparar os alunos pra superar desafios.

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  8. Adorei o texto, totalmente significativo.

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  9. o material que é oferecido para o aluno deve ser amplo dentro e fora da sala de aula e deixar o aluno ter sua criatividade desenvolvida é a melhor coisa a fazer.

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